Conclave: um novo capítulo para a Igreja
Às vésperas da abertura de um novo Conclave, os olhos do mundo inteiro voltam-se para além das muralhas da Cidade do Vaticano. É ali, no silêncio austero da Capela Sistina, que os Cardeais eleitores, reunidos sob a invocação do Espírito Santo, serão chamados a discernir aquele que deverá assumir o Ministério Petrino: o novo Bispo de Roma e, por consequência, uma das principais referências espirituais para a vida de bilhões de católicos espalhados pelo mundo.
A recente renúncia do Papa Bento III surpreendeu a Igreja e, naturalmente, despertou inúmeras interrogações. Contudo, nos círculos da Cúria Romana, o gesto parece ser recebido menos como sinal de ruptura e mais como a conclusão de um pontificado marcado pela sobriedade, pela estabilidade e, não menos importante, por processos de transformação. O pontificado de Bento III poderá ser recordado como um período de transição; entretanto, abre-se um parênteses se haverá uma continuidade de tal pontrificado, ou se os eleitores optarão por uma mudança.
No governo de Bento III, o Brasil ampliou significativamente sua presença e suas frentes pastorais, enquanto a Cúria Romana passou por um processo de reorganização que concedeu maior autonomia a determinados organismos e abriu espaço para reformas internas. Foram mudanças que, talvez por sua natureza gradual, não produziram grandes ruídos. Mas, como frequentemente ocorre na vida da Igreja, aquilo que se move em silêncio pode produzir efeitos que somente o tempo permite perceber.
É precisamente nesse ponto que se encontra a grande interrogação deste Conclave: que Igreja os Cardeais desejam ver emergir dos próximos anos?
Depois de um pontificado relativamente tranquilo, cresce a expectativa por um sucessor capaz de receber o legado de Bento III sem simplesmente reproduzi-lo. A questão parece estar menos entre continuidade ou ruptura e mais entre quem será capaz de interpretar o caminho já iniciado e conduzi-lo a uma nova etapa.
As especulações, naturalmente, multiplicam-se. Há quem enxergue no interior da própria Cúria Romana a possibilidade de uma sucessão marcada pela continuidade administrativa e pastoral. Outros, porém, começam a voltar os olhos para além das fronteiras tradicionais do governo pontifício, cogitando uma escolha que represente maior abertura às realidades de outros continentes.
Entre os nomes que circulam nos corredores romanos está o do Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Giacomo Sforza, que naturalmente pela experiência e função no decanato o colocam entre os favoritos. Também aparece o nome do Secretário de Estado, Cardeal Luigi Vari, figura conhecedora dos mecanismos centrais da diplomacia e do governo da Santa Sé.
Outro nome que desperta atenção é o do Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, Cardeal Aldo Maria Fisichela. No interior dos muros vaticanos, igualmente não passam despercebidos o Camerlengo, Cardeal Romeo Bellini, e o Prefeito para a Educação Católica, Cardeal Rodolfo Marchett. Em suas funções, também demonstraram um olhar para o futuro da Igreja.
Mas um Conclave raramente se limita àqueles que já ocupam os lugares mais próximos do centro do poder. E é justamente aí que a eleição começa a ganhar contornos menos previsíveis.
Das Américas, despontam com força os nomes de Dom Hortogantino Ottaviani, Arcebispo do Rio de Janeiro, e de Dom Pietro Garnacho, Arcebispo de Salvador. Ambos representam, sob perspectivas distintas, a possibilidade de uma escolha que deslocaria o eixo das expectativas para além da velha Europa — uma hipótese que, por si só, já seria suficiente para alterar o rumo das especulações.
Entre conservadores, moderados e aqueles que defendem uma Igreja mais aberta às novas realidades do mundo contemporâneo, o Colégio Cardinalício aproxima-se, portanto, de uma das decisões mais importantes de sua missão. Cada voto depositado na urna poderá ser apenas um nome; mas, somados, esses nomes revelarão muito mais do que uma preferência pessoal, revelarão um caminho.
E, como tantas vezes acontece antes de um Conclave, talvez aquilo que mais importe não seja propriamente quem está sendo mencionado, mas quem ainda não foi mencionado.
Dentro da Capela Sistina, os Cardeais estarão diante da célebre inscrição Extra omnes — “todos para fora”. A partir daquele momento, as portas se fecham, as conversas tornam-se murmúrios e as previsões perdem grande parte de seu valor, enquanto do lado de fora, restará apenas a espera.
E, sobre os céus de Roma, uma simples coluna de fumaça poderá transformar horas de conjecturas em uma única certeza: Habemus Papam.
Roma, 01 de setembro de 2026